Guia completo: O que estudar para se tornar um cientista de dados

A partir de um questionamento, o profissional cria hipóteses, faz validações, utiliza ferramentas de manipulação de dados e, no final, gera impactos reais para a empresa. Evitar gastos e riscos financeiros, estimar o quanto ela vai vender e lucrar no próximo ano, facilitar a personalização de produtos e serviços para usuários são alguns desses impactos. Isso envolve trabalhar com modelos estatísticos como otimização, florestas aleatórias, regressão, clustering, árvores de decisão, entre outros. Na ESEG, a grande vantagem é que a formação acadêmica é ampla e relaciona dados puros com aplicações do mundo real, permitindo que o engenheiro da computação atue na área de Data Science.

  • Inclusive, essa parte ajuda na criação de hipóteses que podem ser confirmadas ou negadas posteriormente.
  • Ao desenvolver e aperfeiçoar estas competências essenciais, os aspirantes a cientistas de dados podem destacar-se neste domínio dinâmico e gratificante.
  • As bibliotecas Python como NumPy e Pandas, juntamente com ferramentas estatísticas como R e SAS, fornecem capacidades essenciais para a análise de dados.
  • Por isso a importância de um profissional que consiga lapidá-los e enxergar soluções para problemas e tendências.

Nossos especialistas MOOC dedicados realizam pesquisas durante semanas – só então eles podem dizer que suas avaliações para diferentes aspectos são finais e completas. Mesmo que leve muito tempo, esta é a única maneira de garantir que todos os recursos essenciais das plataformas de aprendizagem online são experimentados e testados, e o veredicto é baseado em dados reais. Se há uma coisa a se tirar, deste tutorial sobre como se tornar um cientista de dados, é que essa carreira requer trabalho duro e dedicação. Nessa área, você vai usar estatísticas para compilar as informações e projetar modelos preditivos.

Especialização e Aprendizado Contínuo:

A modelagem estatística é outra parte integral do currículo de quem quer saber https://www.gazetacentral.com.br/MateriasDetalhes.php?Codigo=32360&Titulo=ciencia-de-dados-bootcamp-da-tripleten-promete-formacao-em-ate-9-meses. É necessário entender como coletar dados e transformá-los para atender a um modelo, com técnicas de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Isso inclui tarefas de classificação, com algoritmos como o clássico naive-bayes, ou regressão, como a regressão linear.

como se tornar um cientista de dados

Além disso, é interessante que o cientista de dados conheça outras que estão ficando mais populares ultimamente, como Python e Scala. Nesse caso existem diversos frameworks que se propõem a realizar a paralelização e a distribuição automática do processamento (Hadoop, Spark, HBase, Flink e outros) e, com isso, facilitam a vida dos desenvolvedores. Afinal, é justamente na insistência e nas repetições realizadas com parâmetros mais calibrados que o cientista de dados pode encontrar a informação mais adequada e valiosa e, com isso, mostrar o seu verdadeiro diferencial. Produzir esses resultados não é trivial, pois as informações que todos desejam podem estar escondidas e, assim, alcançá-las com tempo e custo aceitáveis pode ser complicado. O profissional de Big Data lida com diversos setores e interesses de uma organização e isso exige uma grande capacidade de comunicação para entender as demandas de cada um dos interessados. Conseguir realizar cruzamento de dados que ninguém pensou e encontrar a informação mais escondida são capacidades raras e que trazem um grande diferencial para o profissional que se habilita a viver o mundo dos dados.

Ciência de dados

É fundamental compreender os métodos de análise para descrever os dados e buscar informações imediatas acerca deles, como médias, medianas, tabelas de frequências e gráficos. Isso é fundamental, por exemplo, para comparar dados em bases diferentes e estabelecer uma visão de como cada uma delas está caracterizada. Se você chegou até aqui, provavelmente tem um interesse genuíno em se tornar cientista de dados. Para muitas pessoas que desejam evoluir na carreira, o percurso para isso ainda é desconhecido. Afinal, há muitos caminhos e muitos assuntos a aprender e habilidades a adquirir.

Certificação de Arquiteto de Dados da IBM
A certificação de arquiteto de dados da IBM não é para todos – é voltada para profissionais experientes e especialistas na área. Você também precisará de experiência anterior com softwares como BigInsights, BigSQL, Hadoop e Cloudant (NoSQL), entre outros. É possível ver a longa lista de pré-requisitos no website da IBM, mas é seguro dizer que você precisará de um sólido histórico em ciência de dados para se curso de desenvolvimento web qualificar para este exame. A ciência dos dados combina métodos científicos, matemática, estatística e programação para extrair informações valiosas de conjuntos de dados complexos. Os cientistas de dados desempenham um papel fundamental na descoberta de conhecimentos significativos, permitindo decisões informadas e uma vantagem competitiva. A ciência de dados é um campo em rápido crescimento, amplamente impulsionado pela expansão do big data.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Necesitas mas información?